terça-feira, 7 de maio de 2019

Plataformas

Bom, se este é um blog sobre computadores clássicos, vamos ver afinal de contas o que este cara tem (já adianto que não é grande coisa).

Microdigital TK3000 //e e Gradiente Expert

Comecei este vício na segunda metade dos anos 80 com um CP400 color 2 da Prológica, que foi roubado (o ladrão era ligado em informática 😂), e as lembranças que tenho dele são de digitar os programas que vinham no manual e carregar os programas através de fita cassete, só que eu não conhecia outras pessoas que tinham um deste.

Prológica CP 400 Color II

Depois veio o Expert 1.1 e carregava os programas via fita cassete (se tu nunca fez, nem queira saber como é) e isto me satisfazia. Não tinha drive de disquete, não tinha megaram e também não era convertido para MSX 2. Após alguns anos, comecei a me interessar mais por videogames e em seguida, pelos PCs e este Expert foi para uma caixa.
Anos depois, pesquisando sobre computadores baseados no processador Zilog Z80 e outros de 8 bits, lembrei-me do meu Expert, que possui este processador, e resolvi reativa-lo.
Estudando sobre o MSX verifiquei que ainda hoje, passados mais de 30 anos, muitas pessoas estão envolvidas com este computador, seja desenvolvendo hardware ou software, promovendo encontros ou simplesmente reunindo-se em redes sociais para falar sobre o mais mágico dos computadores (segundo alguns, hehe).

Expert MSX que tenho atualmente (tinha)

Daí em diante comecei fazer os upgrades na minha máquina. Primeiro um drive de disquete 5 1/4, depois uma SD mapper, depois consegui um KIT DDX 2. É, estava legal, rodava bastante coisa...Mas não é este aí da foto não.
Depois consegui um Kit produzido pelo Luis Lucca que transforma o Expert em 2+ com mapper interna de 256 Kb. Para instalar este kit, comprei um Expert 1.0 (que tem os chips todos soquetados, o que na minha opinião facilita a manutenção) que é este aí da foto. Também comprei um cartucho FM (produção do Luis Lucca). Então, um MSX 2+ com FM, para mim esta bom, dá para rodar quase tudo de MSX, mas aí fiquei meio sem ter o que fazer (além de jogar né!).
Durante o tempo em que fiquei só com o MSX, pesquisava bastante sobre outras plataformas, de onde montei uma lista de computadores que gostaria de possuir:

1-Sharp X68000
2-Panasonic FS-A1GT
3-Apple II GS
4-Commodore Amiga (ainda não pesquisei o suficiente para saber qual modelo me interessa, talvez um A1200)  Acabou sendo um A600
5-Algum computador da Atari 
6-Acho que um Sinclair ZX Spectrum também não pode faltar né?

O segundo computador que mais me interessei foi o Apple ][, por tudo o que ele significou para esta industria, pelo tempo que ele foi comercializado e pela quantidade de software e hardware produzido para ele. O que eu consegui até agora, dado meu poder de investimento (meio baixo hehe!) foi o Microdigital TK3000 //e, que é um clone nacional do Apple //e, computador este que estou aprendendo a utilizar.


Microdigital TK3000 //e e monitor Commodore 1084S

Outro computador que peguei para aprender é o Microdigital TK2000, chamado por alguns de meia-maçã, por ser clone de um clone capado de Apple II. Este micro esta com o clássico problema do teclado, assim que conserta-lo, postarei mais sobre ele.


Microdigital TK2000

Nos próximos posts falarei mais sobre estes caras.

Bom, por hoje é só, até a próxima! 

Sem comentários:

Enviar um comentário