sábado, 30 de maio de 2020

Aventuras com Z80 - capítulo 0x2

Aventuras com o processador preferido da galera ;) o Ze oitenta! 

Depois de um longo e tenebroso inverno foi possivel retomar este negocio. Bom o que fiz agora? Utilizei como base o site https://maker.pro/pic/projects/z80-computer-project-part-1-the-cpu que avanca um pouco mais no que havia feio na parte 1. E o que foi feito? Primeiro montei este circuito abaixo (disponivel no mesmo site ja mencionado):


Tive uma dificuldade com o circuito de clock proposto. Para contornar isto,  utilizei um Arduino como gerador de clock, para poder variar a frequencia a meu gosto. Percebi que com frequencias muito baixas ( <3 Hz) o processador nao se comportava como eu esperava, por isto defini a frequencia em torno de 3,5 Hz (a saber, utilizei a funcao de pisca led do arduino, com o periodo de 300 ms, 150 ms on e 150 ms off = 3,33 Hz) e assim ele passou a se comportar. Com esta frequencia e possivel visualizar o que ocorre com os pinos que vamos observar. 


Para facilitar fiz a mao este desenho abaixo que explica a funcao de cada led (o led esta conectado ao respectivo pino do Z80, cada um com um resistor de 1k para limitar a corrente)


Inicialmente alimentei o circuito com clock e o Vcc, os dip switches todos desligados. Pressionei o reset, o que ocorreu?
- Os pinos de enderecamento (A0 a A3) foram todos para 0.
- Os demais todos foram para 5 V.

Soltando o reset M1 vai para 0, indicando que o processador ira buscar alguma instrucao na RAM (que nao ha, ele esta recebendo 0x00 (instrucao nop - no operation).

Ainda vou completar...


Blá blá blá 







domingo, 17 de maio de 2020

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Novo integrante: eMac, meu primeiro Mac



Não ando postando muito nesta quarentena pois fico correndo atrás da minha filha, mas hoje tem novidade 

Estava olhando o Facebook e apareceu em um dos grupos que sigo uma pessoa pedindo ajuda. Ele tinha um eMac funcionando, porém estava de mudança e tinha que se desfazer dele por questão de espaço. Ele disse que tentou até com o museu de informática da Ufrgs, mas não tinha obtido resposta. Como era de um local próximo de onde moro, me disponibilizei a buscar o micro. Bom, aí está ele.

Pena que não tinha o teclado e mouse originais...mas enfim, estava em excelente estado de conservação, abaixo a configuração dele:


Pelo que pesquisei, para este computador é uma excelente configuração, acredito que ele seja do fim do ciclo do eMac.

Enfim, eu provavelmente não compraria este computador, acho ele meio moderno ainda, mas como foi doação, fiquei bastante satisfeito. Conforme for aprendendo vou postando. Desejo instalar uma versão mais recente do Mac OS.







terça-feira, 10 de março de 2020

"Unboxing" e instalação de 1 Mb de chipram para Amiga 600

Comprei uma expansão de memória chipram para o meu A600. Procurei por algum tempo no ebay e achei uma dentro do meu orçamento. Custou em torno de cento e poucos reais. Fiz o pedido e um ou dois dias depois, apareceu outra com chip de relógio um pouco mais barato...não dá para ganhar todas né? Comprei dia 9 de fevereiro e chegou hoje (10/03/20). O vendedor é da Polônia  (electronica4u.com) e veio através do correio holandês. Eis o pacote:


Aqui o conteúdo:



Bom, vamos instalar, primeiro, abra a trapdoor localizada na parte inferior do computador, use uma chave de fenda para empurrar a trava, com muito cuidado:


Encaixe a memória no conector, com os chips virados para o interior do micro, deve ficar assim:


Pronto, agora é só recolocar a tampa, conectar os cabos e aproveitar o teu amiga com 2 Mb de chipram:


Agora dá licença que vou aproveitar os jogos whdload que não estavam rodando por falta de memória. Até a próxima!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Tutorial de como criar um cartão CF no PC através do emulador WinUAE para uso no Amiga 600 - Parte 2

Agora que temos um cartão CF pronto, vamos instalar um sistema operacional nele.

21 - Baixe uma versão customizada do workbench, eu utilizei esta: http://classicwb.abime.net/classicweb/gaae.htm, abra o arquivo compactado e procure uma imagem do HD (system.hdf), você precisará também dos discos do workbench 2.1.

22 - Abra o WinUAE e na janela da esquerda procure por CD & Hard drives. Clique em Add hardfile:


23 - Em path, selecione esta imagem de HD que você baixou, clique ok:


24 - Agora clique em Add hard drive:


25 - Selecione o cartão CF:


26 - Carregue o .adf do workbench 2.1 em DF0 e dê um reset no emulador:


27 - Você estará nesta tela, pressione enter:


28 - Se tudo deu certo você verá esta tela:


29 - Prossiga com a instalação. Na minha, como era teste, habilitei tudo. Vou colocar todas telas com a instalação, aproveite!










30 - Instalação concluída! Dê um reset, você deverá ver a tela inicial do workbench. Lembre-se que isto esta instalado em uma imagem de HD (system.hdf). Agora vamos passar isto para o cartão CF. Abra um Shell e faça o que fiz nas telas a seguir:


31 - Você deverá copiar todo o conteúdo da imagem do HD (que nós chamamos de dh:)  para o cartão CF (que nós chamamos de hd0:). Digite no shell o comando em tela, dê enter e aguarde, deve demorar um pouco.



32 - Quando terminar, sucesso, você tem um cartão CF pronto para ser espetado no teu amiga! Aproveite



sábado, 22 de fevereiro de 2020

Aventuras com Z80 - capítulo 0x1

Começo agora uma série com um dos processadores que equipam um grande número de micros clássicos de 8 bits que tanto amamos, o onipresente Zilog Z80. O que vou fazer com ele? Bom, meu objetivo é montar um Nestor...
Por ora montei um circuito de teste que peguei em www.z80.info/z80test0.htm para começar a conhecer melhor o processador.
O circuito que montei é este:




E o que ele faz? Bom, ligamos os 8 pinos de dados (D0 a D7) à terra, logo todos estão em nível baixo, com um resistor de pull down em cada pino para garantir isto. Com esta operação, enviamos a instrução Nop (no operation) para o processador. Conectamos led's aos 3 pinos de endereço mais baixos (A0 a A2) para ver o que acontece. Também é necessário manter os pinos wait, int, nmi e busreq em nível alto. Para garantir que permaneçam em nível alto, colocamos um resistir de pull up. Por fim, conectamos o reset a um botão conectado à terra, o clock e alimentação  (5v e terra). O que aconteceu? Bom, os led's dos pinos de endereço começaram a piscar pois o processador estava procurando instruções e não encontrava nada. Segue um vídeo do que falei:


Para a geração de clock, utilizei um pequeno gerador de funções que tenho, com a frequência de 200 hz, como pode ser observado no meu osciloscópio de brinquedo.

Para começar é isto. Daqui uns dias posto mais!

Tutorial de como criar um cartão CF no PC através do emulador WinUAE para uso no Amiga 600 - Parte 1

Conforme prometido, segue a parte 1 do tutorial de como criar um cartão CF no PC através do emulador WinUAE para utilizar como HD no Amiga 600:

Será necessário um cartão CF e um leitor deste tipo de mídia no PC, eu utilizo um semelhante a este:
1 - Coloque o cartão CF no leitor e proceda a limpeza:

a) Abra o prompt de comando como administrador;
b) Chame o programa diskpart digitando: diskpart
c) Digite: list disk
e) Veja na lista qual número se refere ao seu CF, no meu caso é o 2;
f) Digite: select disk 2
g) Digite: clean
h) Espere o programa terminar este processo;
i) Digite: exit

Abaixo observe como deve aparecer:


2 - Instale o WinUAE

Pegue aqui http://www.winuae.net/ e instale.

IMPORTANTE: SEMPRE QUE ABRIR O EMULADOR, O FAÇA COMO ADMINISTRADOR, SENÃO NÃO CONSEGUIRÁ GRAVAR NADA NO CF!

Esta foi a versão que instalei:

3 - Abra o programa e configure de acordo com o sistema onde este CF será instalado, no meu caso é um Amiga 600 com 4 mb de fastram. 
Observe que podem ser selecionados diversos tipos de Amiga (500, 600, 1200...etc) além da possibilidade de informar a presença e o tamanho de fastram e chipram, bem como se o o sistema possui aceleradora. Configure ao seu gosto!



4 - Você deve ter o arquivo com a rom de acordo com o sistema de destino, no meu caso é o kickstart 3.1:

5 - Agora vamos adicionar o nosso CF, clique em CD & Hard drives na barra lateral esquerda, deve aparecer isto, clique em add hard drive:


6 - Selecione o seu CF na primeira janela suspensa:


Deve ficar assim:


7 - Agora clique na barra lateral esquerda em Floppy Drives e selecione a imagem do Workbench 3.1 do disco "install" (faça uma imagem .adf do seu disco de instalação do Workbench ou procure alguma por aí), no campo Floppy Drive Emulation Speed, mova o controle para esquerda, para acionar a opção turbo, deve ficar assim. Clique em start



8 - Se tudo deu certo deve iniciar o sistema (através do disco) e aparecer uma tela como esta de baixo (ignore o arquivo "prog" por enquanto):


9 - Clique no arquivo Install3.1, após em HDTools. Clique em Ram Disk. Arraste o HDToolBox para dentro da janela Ram Disk, deve ficar assim:


10 - Após, selecione o HDToolBox que você copiou e na barra superior clique em "Icons" e dentro da janela suspensa, clique em "Information", deve aparecer uma tela com a tela à seguir. Atenção: a linha SCSI_DEVICE_NAME, modifique scsi.device para uaehf.device e salve. Após, clique no HDToolBox:


11 - Você deve estar nesta tela (no seu caso deve aparecer apenas a primeira linha), clique em CHANGE DRIVE TYPE:


12 - Nesta tela, clique em DEFINE NEW...


13 - Clique em READ CONFIGURATION, na janela que abrir, clique em CONTINUE:


14 - Clique em OK


15 - Agora, clique em PARTITION DRIVE:


16 - No meu caso, estava utilizando um CF de 512 MB, decidi utilizar apenas uma partição. Dê um nome para sua partição como HD0 ou DH0. Marque a opção "Bootable". Vamos aproveitar e clicar em "Advanced Options" e após em "Change":




17 - Agora, vamos modificar o campo MAXTRANSFER. Quando fiz um cartão CF para o meu Amiga 600 pela primeira vez, tive problemas com alguns jogos Whdload. Pesquisando sobre o assunto descobri que isto ocorre devido a esta velocidade máxima de transferência em CF's. Você pode fazer isto em outro momento, mas por quê não agora? Então modifique o valor default 0xfffffff 
para 0x001fe00 e aperte o ENTER, para o valor ficar gravado no campo! Após, clique OK:




18 - Após isto, clique em SAVE CHANGES TO DRIVE e depois EXIT. Reinicie o sistema:



19 - Se deu tudo certo, você terá uma tela como esta (novamente, desconsidere o arquivo "prog" falaremos dele no futuro). Veja que apareceu um arquivo chamado HD0:NDOS (o HD0 foi o nome que eu escolhi, no seu aparecerá o que você escolher). Na barra superior, com o arquivo selecionado, clique em ICONS  e após em FORMAT DISK:



20 - Então, escolha o tipo de formatação (quick ou complete). Eu desmarquei todas as opções (put trashcan, FFS...), escolha um nome (eu escolhi "System") e procedi a formatação, deve ficar assim:



Com isto você já tera um cartão CF reconhecido pelo Amiga, onde será possível instalar um sistema operacional. Vou parando a parte 1 por aqui, na próxima parte vamos ver com instalar este sistema.

Até mais!