sábado, 22 de fevereiro de 2020

Aventuras com Z80 - capítulo 0x1

Começo agora uma série com um dos processadores que equipam um grande número de micros clássicos de 8 bits que tanto amamos, o onipresente Zilog Z80. O que vou fazer com ele? Bom, meu objetivo é montar um Nestor...
Por ora montei um circuito de teste que peguei em www.z80.info/z80test0.htm para começar a conhecer melhor o processador.
O circuito que montei é este:




E o que ele faz? Bom, ligamos os 8 pinos de dados (D0 a D7) à terra, logo todos estão em nível baixo, com um resistor de pull down em cada pino para garantir isto. Com esta operação, enviamos a instrução Nop (no operation) para o processador. Conectamos led's aos 3 pinos de endereço mais baixos (A0 a A2) para ver o que acontece. Também é necessário manter os pinos wait, int, nmi e busreq em nível alto. Para garantir que permaneçam em nível alto, colocamos um resistir de pull up. Por fim, conectamos o reset a um botão conectado à terra, o clock e alimentação  (5v e terra). O que aconteceu? Bom, os led's dos pinos de endereço começaram a piscar pois o processador estava procurando instruções e não encontrava nada. Segue um vídeo do que falei:


Para a geração de clock, utilizei um pequeno gerador de funções que tenho, com a frequência de 200 hz, como pode ser observado no meu osciloscópio de brinquedo.

Para começar é isto. Daqui uns dias posto mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário