sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Instalação do cartão CF no Commodore Amiga 600 com acesso externo.


Depois de utilizar meu Amiga 600 com o emulador de disquete (e enjoar de ficar toda hora tendo que trocar de disco) parti para a instalação do cartão Compact Flash, já que este modelo, com o kickstart 3.1, permite isto. Primeiramente instalei o adaptador diretamente na placa mãe, já que o adaptador que eu tinha era deste tipo:

                                      
Pois bem, funcionou...até eu comprar uma expansão de 4mb fastram, que vai instalada em cima do m68k. Queria esta expansão para poder rodar o WHDload e me livrar da troca constante de discos.
A foto abaixo dá uma idéia do que estou falando. (a expansão Fastram é aquela plaquinha vermelha)


Nesta foto aparece a solução que tomei, pegar um cabo ide adequado e outro adaptador, comprado do Alexandre Tabajara , o qual me orientou a instalar o adaptador em cima do slot para cartão PCMCIA, colado com fita dupla-face, o qual o Tabajara envia pronto. Nesta foto acima, ainda estava estudando a melhor maneira de faze-lo.
Bem, criei coragem e meti o estilete no Amiga...abri um orifício (inicialmente um pouco menor) e depois fiz os ajustes com lixa.



 Agora ficou assim, bem mais fácil de tirar/colocar o cartão CF


Num próximo post, vou fazer um tutorial de como criar este cartão CF utilizando o emulador WinUAE.




Sem comentários:

Enviar um comentário