O meu Amiga 600 veio com drive de disquete "padrão", mas hoje em dia, não é uma tarefa das mais fáceis arranjar disquetes de 3 1/2, além do que, transferir as imagens .adf para estes disquetes também não é muito prático, explico: Para mim não é possível gravar estas imagens em um drive de PC (parece que existe uma maneira, mas envolve a instalação de um drive de amiga no PC ou algo assim) ou utilizar a porta serial ou paralela do Amiga conectada ao PC para gravar estas imagens. O Amiga, com o kickstart adequado, pode acessar um HD ou cartão CF, que foi o caminho que tomei inicialmente, utilizando um programa chamado TSgui para gravar as imagens que estavam no CF para os disquete (mas isto é assunto para outro post). Enfim, preferi um caminho, na minha opinião, mais fácil, o emulador de drive Gotek.
Comprei o emulador (pode ser qualquer um, 1.44 mb, 720 kb, tanto faz), porém, este drive com o firmware nativo é uma bosta, nem sei se funciona no Amiga. O que fazer?
Aí entra uma solução que é uma mão na roda para quem gosta de micros velhos e não quer "sofrer" mais com os discos, o Flashfloppy.
Retirei a descrição do Flashfloppy diretamente do github do projeto, o qual deixo aqui para dar o devido crédito:
FlashFloppy é um emulador de unidade de disquete para o onipresente hardware Gotek . Conecte-se a máquinas retrô como uma unidade de disquete real, mas use imagens de disco em um pen drive moderno!
- Diga adeus aos disquetes antigos e não confiáveis
- Faça o download e reproduza dos arquivos de imagem de disco para suas máquinas retrô
FlashFloppy é o emulador de disquete nº 1 :
- Suporta uma enorme variedade de computadores retrô, sintetizadores e máquinas
- Lê e grava diretamente muitos formatos de imagem
- Layout de faixa flexível para imagens do setor bruto
- Extremamente configurável
Bom, é isto. No github tem as informações necessárias para atualizar o emulador com o firmware do Flashfloppy e outros mods que podem ser feitos no drive. Também utilizei informações valiosas deste site onde é apresentado como fazer a modificação com riqueza de detalhes:
Taí a criança aberta, ali no canto inferior esquerdo, tem que soldar uns pinos, para poder realizar a atualização do firmware.
Tem que ficar assim:
Precisamos também de um conversor USB-Serial, usei este aí de baixo:
Conversor USB-Serial Rs232 FTDI Ft232rl TTL 5V 3V3, soldei dois pinos em 5V e GND também para alimentação do drive durante o processo de atualização.
Basicamente é isto que esta ai em baixo que tive que fazer, ligar TX e RX do conversor com RX e TX do drive e os 5 V e GND também, claro que também liguei o cabo USB no conversor e no PC. Para colocar o microcontrolador do drive em modo programação, deve-se tambem colocar um jumper entre dois pinos. Para uma melhor descrição deste procedimento, repito os sites em que me baseei:
Então, tu instala no teu PC este software https://www.st.com/content/st_com/en/products/development-tools/software-development-tools/stm32-software-development-tools/stm32-programmers/flasher-stm32.html e carrega o firmware que tu pegou no github (https://github.com/keirf/FlashFloppy/wiki/Downloads) e pronto!
Agora é só remover o drive antigo, instalar o emulador (no meu caso, preferi pegar um cabo flat comprido e fazer um cabo de energia do mesmo tamanho e deixar o drive "externo", para não ter que cortar o gabinete do Amiga), pegar as imagens .adf, jogar em um pendrive e correr para o abraço.
Muito interessante este teu blog. Parabéns, continue em frente!
ResponderEliminarObrigado, volte sempre!
Eliminar